A Copa do Mundo começa hoje e o aplicativo Saúde na Copa já está nas mãos de mais de 6 mil torcedores. A ferramenta, lançada dia 27 de maio pelo Ministério da Saúde, mostra a localização de hospitais e farmácias mais próximas, além de permitir que brasileiros e estrangeiros acionem a vigilância sanitária e epidemiológica em casos de doenças.
O aplicativo funciona assim: o usuário que se sentir mal poderá informar quais sintomas ele tem de uma lista com dez sinais, como náuseas, vômitos, dor de cabeça e febre. Caso muitos usuários de um mesmo local informem sintomas parecidos, as equipes de vigilância são acionadas para realizarem ações de controle e prevenção, caso haja algum surto. Isso permite antecipar ações de controle de endemias durante a Copa do Mundo.
Saiba mais sobre o aplicativo Saúde na Copa
O monitoramento da situação de saúde e capacidade de atendimento é feito pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (CIOCS), do Ministério da Saúde, que acompanha e analisa as informações inseridas no aplicativo. Até o momento, os usuários que manifestarem sinais isolados já indicaram melhora no seu quadro de saúde. Desta forma, a análise dos dados não demonstrou nenhuma situação de alerta.
Além dessas funcionalidades, a ferramenta também disponibiliza informações sobre cuidados de saúde e prevenção de doenças, com acesso direto ao Twitter do Ministério da Saúde e direcionamento para o Portal Saúde do Viajante, que contém dicas práticas e informações essenciais que ajudam os turistas nacionais e estrangeiros a proteger a sua saúde durante a viagem.
O torcedor também poderá conhecer mais sobre as arenas e acompanhar o calendário dos jogos e locais de suas partidas e ainda terá a disposição telefones e endereços de consulados no Brasil.
O aplicativo Saúde na Copa, disponível em português, inglês e espanhol, pode ser baixado gratuitamente nas lojas Play Store (Android), Apple Store (IOS) e também nos computadores pelo site www.saudenacopa.com.
Confira mais informações no vídeo do Canal Saúde:

Fonte: Blog Saúde via Enicomputer
Nenhum comentário:
Postar um comentário