Um dos aspectos que ficam suspensos durante a recuperação do parto é a vida sexual dos novos pais. Mas também outros fatores podem colaborar para a falta de libido: “Há o cansaço físico e mental provocados pela entrega materna exigida pelo recém-nascido”, completa o Dr. Luis Henrique Silva, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Assunção (SP).
Antes de voltar à ativa, os especialistas recomendam 40 dias de abstinência de contato sexual com penetração, pois este é o período em que o útero está retornando ao seu estado natural. “Carícias, sexo oral e masturbação estão liberados”, assegura o Dr. Luis Henrique. Após os 40 dias de abstinência sexual, é hora de o casal começar a busca pelo prazer novamente!
Ao retomar a prática sexual, o Dr. Luis Henrique afirma que é relativamente comum sentir dores na penetração, pois há a diminuição da lubrificação vaginal. Para estes casos, é recomendado o uso de lubrificantes tópicos ou creme de estrogênio local.
Também é importante que esse reinício seja feito com muita calma e diálogo, pois tanto o pai como a mãe estão se readaptando à nova rotina e cada um tem seu tempo e necessidades. Mas com carinho, amor e conversa, tudo volta aos eixos.
Fonte: Espaço Saúde da Mulher

Nenhum comentário:
Postar um comentário